RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PPBio lança guia das Leguminosas Herbáceas na Amazônia


Estudo detectou a diversidade e o padrão de distribuição de plantas que habitam as áreas de savanas de Roraima.



O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), gerado no âmbito da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), lançou o Guia das Leguminosas Herbáceas das Duas Grades de Savanas do PPBio. A publicação se originou a partir do interesse do grupo de pesquisa local "Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas de Roraima" em detectar a diversidade e o padrão de distribuição de plantas que habitam as áreas de savanas de Roraima.
Das 32 espécies (25 nas parcelas e sete nos arredores) identificadas não havia novidades regionais. Entretanto, os pesquisadores conseguiram montar um quebra-cabeça e estabelecer os padrões mínimos de ocorrência dessas espécies a partir de variáveis edáficas e fitofisionômicas.
Desde 1978 foram feitos apenas dois estudos que identificaram várias dessas espécies localmente e, portanto, essa foi uma boa oportunidade de não só resgatar como também ampliar o nível de informações sobre este grupo taxonômico tão importante economicamente (fixador de nitrogênio, forrageiro, alimentício, farmacológico, etc).
O guia nada mais é do que uma forma mais inteligente de dar visibilidade aos recursos naturais locais com o objetivo de auxiliar na formatação de políticas públicas de conservação destas áreas de vegetação aberta do extremo norte amazônico. Outra importância do guia está em facilitar futuros inventários florísticos por parte de acadêmicos e professores interessados no grupo das herbáceas das savanas locais. Há hoje dificuldades em acessar e identificar o patrimônio genético deste grande ecossistema e, por isso, os que fazem uso desse recurso acabam apoiando ou buscando alternativas não sustentáveis.
O Field Museum de Chicago, dos Estados Unidos, tem uma série de guias de identificação sobre plantas e animais de vários grupos taxonômicos, principalmente para regiões tropicais. A equipe do museu estimula a publicação desses guias fotográficos visando facilitar a identificação de espécies e a difusão de conhecimento para o público, uma grande carência na região amazônica.



Fonte:    


MCT/EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário