www.canon/Edward.parker
Iniciativa Água e Clima: novos desafios, novas propostas
Redução de Gases de Efeito Estufa
• Contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa causados pelo desmatamento, apoiando o uso sustentável dos recursos florestais brasileiros;
O WWF- Brasil propõe a criação de mecanismos financeiros para a redução do desmatamento, ao mesmo tempo em que medidas de controle e alternativas de manejo sustentável sejam aperfeiçoados pelo Governo Federal.
Assim, Iniciativa Água & Clima propõe:
• Que o Brasil use os mecanismos do Protocolo de Quioto para restrição de desmatamento;
• A criação de mecanismos de redução do desflorestamento e a conseqüente emissão de gases de efeito estufa na Amazônia, incentivando atividades econômicas sustentáveis com recursos florestais;
• O aperfeiçoamento da transparência do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento, do Governo Federal, de modo a identificar obstáculos à sua implementação e propor soluções.
Eficiência Energética e Fontes Renováveis
• Contribuir para que o País aumente os investimentos em eficiência energética e no desenvolvimento de fontes renováveis de energia (reduzindo a necessidade de construção de novas barragens).
O que o WWF-Brasil irá fazer:
• Promover, junto aos governos, a eficiência energética e renovável por meio da implementação da Agenda Elétrica Sustentável Brasil 2020, aumentando a segurança energética nacional;
• Colaborar para que o Governo Federal adote medidas e critérios para proteção das Bacias Hidrográficas em função das ameaças impostas pela visão energética vigente, baseada na construção de barragens;
Adaptação
Análises das vulnerabilidades das bacias hidrográficas
• Identificar e mapear as vulnerabilidades das bacias hidrográficas, de forma a subsidiar os tomadores de decisões no sentido de que medidas de resiliência sejam adotadas por meio do uso dos instrumentos de gestão de recursos hídricos.
Para isto, o WWF-Brasil irá:
• Em parceria com atores chaves, desenvolver análises sobre os riscos e vulnerabilidades para conservação e usos da água frente aos impactos das mudanças climáticas.
Governança sobre bacias hidrográficas, planejamento e policies públicas
• Contribuir para que a Política e o Plano Nacional de Recursos Hídricos incorporemm medidas para resiliência de bacias hidrográficas às mudanças climáticas. Também atuará para que as bases institucionais para conservação e gestão de recursos hídricos na Amazônia sejam implementadas.
Como?
• Identificando estratégias de resiliência para a gestão e conservação de água frente às mudanças climáticas, subsidiando tomadores de decisão (Organismos de Bacias Hidrográficas envolvendo os setores de governo, usuários e sociedade civil,) com base em estudos de caso.
Rios de Fluxo Livre
• Contribuir, com informações e estratégias para as políticas públicas de gestão de recursos hídricos junto aos governos e organismos de bacia que, permitam criar mecanismos de adaptação dos ecossistemas aquáticos às mudanças climáticas, bem como a intervenções tais como grandes projetos de infra-estrutura.
Como?
• Contribuindo para a criação de mecanismos que assegurem a integridades dos ecossistemas aquáticos, como o conceito de rios livres que considerem as questões de resiliência.
• Fomentar a criação de áreas prioritárias para conservação de ecossistemas aquáticos (sítios Ramsar / áreas de recarga, etc).
Temas Transversais: Comunicação, Campanhas e Educação para Sociedades Sustentáveis
• Sensibilizar e/ou mobilizar onze milhões de brasileiros, levando informações sobre as ameaças das mudanças climáticas e seus impactos sobre os recursos hídricos, de forma a que a população adote iniciativas no sentido de reduzir estes riscos e estimulando a adoção de novas atitudes e comportamentos de forma a promover hábitos mais sustentáveis e eficientes em relação ao uso dos recursos naturais.
http://www.wwf.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário