Apenas uma minoria de países não estão representados com Chefes de Estado e de Governo na COP 15. A Reuters tem a lista de países que não enviaram os seus líderes.
Um número recorde de 119 líderes de países que representam cerca de 89 por cento da produção econômica do mundo estão reunidos para a conferência da ONU sobre alterações climáticas. Ainda assim, um número de chefes de Estado não veio. Reuters compilou uma lista.
Um grupo de países na lista são produtoras de petróleo. Estes incluem Angola, Azerbaijão, Iraque, Cazaquistão, Líbia, Omã, Catar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos).
Outro grupo composto por Estados insulares: Antígua e Barbuda, Barbados, Cabo Verde, Cuba, Fiji, Jamaica, Ilhas Salomão e Tonga. Entretanto, a maioria dessas nações estão representadas em Copenhague pela Aliança dos Pequenos Estados Insulares(AOSIS).
Dez países latino-americanos não estão representados por seus dirigentes: Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai.
Finalmente, por várias razões, os chefes de Estado da Itália, Suíça e Ucrânia não puderam vir – O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, porque ele está se recuperando de ferimentos após um ataque de um par de dias atrás.
Fonte:
Ambiental Brasil. Notícias Cop 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário