RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Catástrofes meteorológicas afetaram 55 milhões em 2009

Resultado preliminar de estudo epidemiológico revela que os fenômenos ligados ao clima provocaram 7 mil mortes de janeiro a novembro em todo o mundo.



Por Daniela Traldi - Rádio ONU

Fenômenos meteorológicos extremos foram responsáveis por mais de 75% das mortes no mundo resultantes de desastres nos primeiros 11 meses deste ano. A afirmação é da representante especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlstrom, durante divulgação em Copenhague dos resultados preliminares de um estudo epidemiológico sobre o assunto.

Segundo Wahlstrom, dos 245 eventos registrados em 2009, 224 estavam relacionados com o clima e afetaram 55 milhões de pessoas, provocando 7 mil mortes. Os prejuízos econômicos chegaram a US$15 bilhões, mais de R$25 bilhões. A representante especial afirmou que as estatísticas mostram valores mais baixos em comparação com anos anteriores mas os eventos provocados por fenômemos meteorológicos como tempestades e inundações continuam no topo da lista.

Onze milhões de pessoas foram afetadas por enchentes em 2009, número bem inferior aos 45 milhões de 2008. O estudo também revela que a seca é uma grande ameaça por ser uma catástrofe de início lento e consequências a longo prazo. Só na África as secas contabilizaram menos de 20% dos desastres naturais, mas representaram 80% das pessoas afetadas no continente nos últimos 40 anos. Quase 4 milhões de quenianos precisaram de assistência e comida só este ano devido à falta de chuva. Já a Ásia é especialmente vulnerável a tempestades e inundações, com 48 milhões de pessoas afetadas de janeiro a novembro.

Fonte: Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário