RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


domingo, 6 de dezembro de 2009

As mudanças climáticas e os impactos na agricultura familiar

Uma necessidade central constatada nesta análise é a superação do modelo agrícola baseado na monocultura voltada para o mercado, altamente dependente de insumos e pacotes tecnológicos controlados por empresas multinacionais. Este modelo reduz a renda dos agricultores.

As catástrofes climáticas nos últimos meses demonstram que as questões ambientais não são temas para o futuro, mas desafios presentes. Momentos de estiagem que levam à perda de colheitas inteiras, temporais e chuvas que devastam regiões estão se sucedendo com uma regularidade assustadora. Frente a esta realidade a Assembléia assumiu a responsabilidade de enfrentar estes problemas.
Realizamos audiências públicas no interior e seminários técnicos que contaram com a presença de universidades, de instituições de pesquisa e extensão rural, das organizações de agricultores e das prefeituras das regiões atingidas. Nosso objetivo foi traçar diretrizes de políticas públicas estruturantes capazes de dar conta do problema.

A primeira constatação é a de que as mudanças climáticas vieram para ficar e precisamos demonstrar capacidade de adaptação para assegurar a sobrevivência da agricultura familiar.
Uma necessidade central constatada nesta análise é a superação do modelo agrícola baseado na monocultura voltada para o mercado, altamente dependente de insumos e pacotes tecnológicos controlados por empresas multinacionais. Este modelo reduz a renda dos agricultores, na medida em que os lucros se concentram nas empresas e os riscos são todos dos agricultores.
Antigamente as propriedades rurais familiares eram mais diversificadas. O agricultor plantava para o mercado e também para seu consumo. Hoje a agricultura é dependente de financiamento bancário, adubos químicos, pesticidas e equipamento de alto custo. A perda da safra em uma estiagem ou enchente, mais do que um prejuízo, significa um enorme endividamento que por vezes inviabiliza uma propriedade.

Fonte:
EcoAgência
Por Ivam Pavan


Nenhum comentário:

Postar um comentário