RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Acordo fraco em Copenhague afeta direitos humano

Especialistas das Nações Unidas emitem comunicado a dois dias da abertura oficial da Convenção da ONU sobre Mudança Climática; 20 relatores da organização assinaram o texto, que alerta sobre as consequências para os direitos humanos caso um consenso não seja alcançado.

Pobres serão os mais afetados
Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.


Especialistas em direitos humanos das Nações Unidas emitiram um comunicado conjunto nesta sexta-feira às vésperas da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, que começa em 7 de dezembro em Copenhague.

O texto foi assinado por 20 relatores da organização, incluindo a especialista do Conselho de Direitos Humanos para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik.
Ameaças

No documento o grupo alerta que, enquanto há um consenso crescente quanto aos impactos provocados pelo aquecimento global, as sérias ameaças ao pleno exercício dos direitos humanos ainda precisam ser propriamente entendidas e identificadas nesse contexto.

O comunicado ressalta que um fraco resultado das negociações sobre as mudanças climáticas representa um perigo aos direitos das pessoas.

Medidas de adaptação ou mitigação, como a promoção de fontes de energia alternativa, conservação de florestas, projetos para o plantio de árvores e reassentamento devem ser desenvolvidas de acordo com as normas de direitos humanos.

Efeitos

Indivíduos e comunidades afetadas devem participar do desenvolvimento desses projetos, segundo os especialistas, sem discriminação.

Os efeitos das alterações climáticas são sentidos com mais força nos países pobres, que tem pessoas e comunidades marginalizadas que vivem em áreas propensas a desastres naturais e que dependem desses recursos para sua subsistência.

Parceria Rádio ONU/EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário