RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


domingo, 7 de novembro de 2010

Um quinto dos vertebrados do mundo corre risco de extinção

Estudo publicado na Science e divulgado durante a COP-10 em Nagoya mostra que, a cada semana, uma nova espécie entra na lista de animais ameaçados.

Wikimedia Commons
Condor da califórnia
O condor-californiano, que já foi considerado extinto na natureza durante uma década, encontra-se na lista vermelha de animais ameaçados

 A biodiversidade do planeta corre sérios riscos. Uma pesquisa publicada nesta semana na revista Science mostra que as populações de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e espécies de peixes apresentou queda de 40% nos últimos 40 anos.

 De acordo com o relatório "A Perda das Espécies", realizado em conjunto por mais de 100 zoólogos e botânicos de todo o mundo, a cada semana, uma nova espécie é adicionada à lista de ameaçadas de extinção, risco que atinge um quinto dos vertebrados do mundo.

O estudo, divulgado nesta terça (26), durante a COP-10, em Nagoya, analisou os estados de 25 mil animais presentes na "lista vermelha" de espécies ameaçadas da União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN). Com o levantamento, líderes mundiais poderão desenvolver um novo plano de ação global para travar o desaparecimento da vida vegetal e animal da Terra.

Múltiplos fatores têm contribuído para o desaparecimento de animais, entre eles a conversão de terra agrícola, exploração excessiva, crescimento populacional, a poluição e o impacto de espécies exóticas invasoras. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o escritor e ecologista Edward O. Wilson afirmou: "A espinha dorsal da biodiversidade está se desfazendo...um pequeno passo para cima na lista vermelha é um salto gigantesco para a extinção".

Apesar de as estratégias de conservação atuais terem falhado em reverter o declínio das espécies selvagens e ecossistemas, os autores do relatório dizem que a situação seria muito pior sem o estabelecimento de reservas naturais, programas de melhoramento e planos de proteção. Essas medidas têm ajudado a recuperar 64 espécies, incluindo várias que já foram dadas como desaparecidas na natureza, mas depois reintroduzidas, como o condor da Califórnia, o toirão (espécie de furão) nos Estados Unidos e o cavalo Przewalski na Mongólia.

Segundo os pesquisadores, o investimento a longo prazo é necessário para evitar desaparecimento dessas espécies. Os esforços de conservação para o mico-leão-dourado, por exemplo, estão em andamento há 30 anos, mas o primata ainda corre perigo. Isso acontece porque o nível atual das ações de preservação empreendidas é de longe ultrapassada pela escala da ameaça à vida selvagem do mundo.

Embora o estudo tenha se concentrado em vertebrados, ele também destaca o nível de ameaça enfrentado por outros animais silvestres, incluindo ervas marinhas, recifes de corais e um grupo de plantas de semente conhecido como cicadáceas - que incluem coníferas. Segundo o relatório, cerca de 60% dessas espécies estão em perigo.
 
Fonte:
Vanessa Barbosa de Exame.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário