Tempestade de areia cobre cidades no norte da China Zonas desérticas já correspondem a um terço do território chinês. Autoridades recomendaram que os moradores fiquem em casa.
Forte tempestade de areia e poeira cobriu diversas cidades da região norte da China neste sábado (13). As autoridades recomendaram que os habitantes cubram o rosto e, se possível, fiquem em casa, com portas e janelas fechadas.
A baixa temperatura e a ausência de chuva contribuem para a formação da nuvem, mas a ação do homem agrava o fenômeno.
O desmatamento e a urbanização intensa colaboram para a expansão das zonas desérticas na China, que equivalem já a um terço do território.
A Academia de Ciências da China estima que o número de tempestades de areia aumentou de seis nos últimos 50 anos para doze por ano.
A mais recente tempestade atingiu ainda as regiões de Xinjiang e Mongolia e as Províncias de Shanxi, Shaanxi e Hebei, afetando cerca de 250 Milhóes de pessoas em uma área de 810 mil kmºº2ºº, segundo a agência de notícias Xinhua.
A medida que a tempestade de areia se move ao sudeste, a agência meteorológica da Coreia do Sul emitiu alerta nacional para a capital Seul e outras partes do país.
(Fonte: G1 - Agência de notícias Xinhua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário