Parques na Escócia – será o mesmo planeta?
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Confirmado primeiro caso de dengue em Miami em 50 anos
Pela primeira vez em 50 anos um cidadão de Miami foi diagnosticado de um caso de Dengue, contraído localmente. Isso ocorreu após a descoberta de outros 24 casos da doença também locais em Key West, durante o verão.
"O Departamento de Saúde recebeu a informação, confirmada por exames laboratoriais, sobre o primeiro caso da doença", anunciou a entidade em comunicado. "A pessoa em questão - um homem - já se restabeleceu", acrescentou.
"Tivemos, até agora, apenas um caso de dengue contraído localmente desde a década de 1950", informou Fermin Leguen, epidemiologista do Departamento de Saúde de Miami, citado por The Miami Herald.
Normalmente, a maior parte dos casos de dengue descobertos nos EUA corresponde a pessoas que viajam para regiões onde a doença é endêmica. Durante o verão em Key West foram diagnosticados outros 49 casos em pessoas que haviam viajado recentemente.
Atualmente, ambas as espécies de mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti and Aedes albopictus) estão presentes na Florida, mas a última vez que houve algum caso da doença foi por volta de 1930.
A relevância ambiental disso é que, embora não se possa relacionar apenas um único caso com a expansão de focos da doença devido às mudanças climáticas, isso indica que muita coisa pode estar por vir.
No ano passado, o Conselho Americano de Defesa aos Recursos Naturais (NRDC) publicou um estudo sobre a expansão potencial da dengue nos EUA que mostrou que os mosquitos transmissores se instalaram em 28 estados americanos. A tendência é que eles se espalhem por mais estados ainda enquanto as mudanças climáticas deixam as condições mais favoráveis a eles. Isto significa uma maior exposição da população aos insetos e por conseqüência maior risco de contrair uma doença potencialmente fatal.
Postado por
Gestor Ambiental
às
19:14:00
Marcadores:
Confirmado primeiro caso de dengue em Miami em 50 anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário