RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


domingo, 15 de novembro de 2009

Energia Solar

Qual é a energia solar?

O sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.

A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.

Em suma, a energia solar, a luz e o calor que nos chegam do sol. Olhou a partir de um ponto de vista literal, é a energia do sol atingindo a Terra e a vida que nos ajuda a continuar. Mas o que nos interessa é como podemos aproveitar em nosso benefício.

Como funciona a energia solar?

Fora da água quente do oceano para criar correntes e ajuda as plantas a realizar fotossíntese, a energia solar precisa da ajuda de pessoas a beneficiar de outras formas. Este apoio pode assumir muitas formas, de arquitetura e urbanismo, que utilizam técnicas para maximizar a luz e calor para os edifícios, a energia solar, a forma de utilizar a energia solar mais amplamente utilizado e desenvolvido pela tecnologia, incluindo os fogões solares, purificação da água e destilação, aquecimento solar de água e muito mais.

Embora a energia solar é o mais utilizado e desenvolvido, solar fotovoltaica, células solares, são as mais discutidas e debatidas, como eles nos ajudam a gerar electricidade a partir de fontes renováveis e limpas. Basicamente, faz fótons da luz solar fotovoltaica em elétrons mudança do estado maior da energia, produção de electricidade. A energia solar fotovoltaica produção duplicou a cada dois anos, crescendo a uma taxa de 48% em média desde 2002, tornando a tecnologia energética que está a crescer mais depressa.

Outra grande utilização está a ser dada à energia solar é a concentração solar. Esta tecnologia utiliza espelhos e sistemas de monitoramento (heliostats) centrar-se uma grande quantidade de luz solar em uma área pequena, que contém o líquido evaporou com o calor produzido por todos os raios do sol, gerando vapor que move turbinas e gera eletricidade.

Existem mais maneiras de aproveitar a energia solar, mas por agora, estes três são os mais populares, utilizados e viáveis.

Vantagens da energia solar

A grande vantagem da energia solar é a de que há um lote. O total da energia solar disponível na Terra é 3,850 ZJ (zetajoules) por ano, enquanto em 2007 apenas foram utilizados ZJ 0471. Mas há mais dúvida de que precisamos de energia solar disponível. Outro grande benefício da energia solar é que é muito versátil, como já mencionado acima pode ser usado para aquecer, iluminar, purificar e muito mais. Como o sol vivo, teremos a energia solar em todo o mundo para captar e aproveitar-lo para nosso benefício.

Desvantajen energia a partir da energia solar

O atual desvantagens da energia solar pode ser resumido em quase um preço único, pelo menos para a energia. Demora um lote de terra e dinheiro para louvar. Poluição e clima podem afectar a sua eficácia, de modo que os custos aumentar.

Embora a energia solar pode funcionar em médias e grandes escalas, de pequenas a sua funcionalidade é muito limitado, porque o sol não está sempre disponível. Utilizando baterias para armazenar energia para usar quando não estiver disponível (à noite), reduz grandemente a sua eficiência.

Geração através da Energia Solar

A energia térmica provém diretamente da energia solar, pela utilização da radiação, ou indiretamente, através dos combustíveis e da energia química neles armazenada. Graças às máquinas térmicas, ela pode ser transformada em outras formas de energia.

Existem duas formas diferentes de utilizar a energia solar: a ativa e a passiva.

A energia solar ativa é a transformação dos raios solares em outras formas de energia como a térmica ou a elétrica. A energia solar térmica é comumente utilizada para obtenção de água quente nas residências, nos hospitais, nos hotéis. Ela é uma das mais comuns, atrativas e vantajosas formas de energia renovável. Isto porque ela possui um custo relativamente baixo e de fácil fabricação, já que emprega uma tecnologia simples.

Diferente do sistema para aquecimento de água, a geração de energia elétrica pelo sol se utiliza de um módulo formado por células fotovoltaicas. Os módulos fotovoltaicos são formados de células feitas de silício, um elemento capaz de absorver as partículas de fótons existentes nos raios solares e transformá-las em corrente elétrica continua de 12 volts. Sua maior vantagem é a ausência, quase total, de poluição e a não produção de cheiros ou ruídos. . No futuro, o uso de painéis fotovoltaicos deverá ser a principal tecnologia para a captura de energia solar, hoje porém, os custos de produção dos painéis são muito caros.

O uso de energia solar está sendo utilizado por programas do governo para atender comunidades que não possuem energia elétrica, principalmente no norte e nordeste do país.

Fonte: www.cpfl.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário