RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


sábado, 19 de junho de 2010

Ovos de tartaruga-de-couro prontos para eclodir



Biólogos e voluntários que formam o Tartarugas do Delta, no Delta do Parnaíba, Piauí, identificaram o local utilizado para desova de tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) – uma espécie criticamente ameaçada da fauna brasileira. A expectativa é que a eclosão do ninho ocorra entre esta sexta (18) e o dia 23 de junho. Um acampamento foi montado para monitorar o ninho. “A eclosão pode ser a qualquer momento, mas acreditamos que possivelmente seja entre domingo (20) e quarta-feira (23)", disse a bióloga Werlanne Santana, ao repórter Francisco Brandão, do site Proparnaiba. Ela estima que esta eclosão tenha mais ou menos cem filhotes.

A tartaruga-de-couro escolheu a praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, possivelmente dois meses antes da localização feita pelos biólogos. Na Praia do Sal, em Parnaíba, outro ninho foi encontrado. Antes dessas descobertas, a espécie só tinha ninhos identificados no estado do Espírito Santo.

O pessoal do Tartarugas do Delta acredita que a tartaruga deverá sair do mar outras vezes para depositar mais ovos. O grupo espera que até o mês de julho outros ninhos na costa piauiense eclodam. “Estamos monitorando o nascimento de tartarugas das cinco espécies para os próximos dias em boa parte da extensão do nosso litoral”, declarou a bióloga Kesley Paiva.

De acordo com as pegadas na areia da praia, o indivíduo mede cerca de 1,50 metros e deve pesar em torno de 300 quilos. Entre os quelônios, a tartaruga-de-couro é a maior encontrada na costa brasileira, pode atingir 2 metros e pesar 700 quilos, embora exemplares maiores já tenham sido identificados. (Celso Calheiros)


Ovos enterrados no ninho (foto: divulgação)



Medindo os ovos (foto: dvulgação)

Fonte:
ECO Notícias
Ambiente Marinho- Conservação

Nenhum comentário:

Postar um comentário