RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


domingo, 20 de junho de 2010

Embate pelo atum azul na Europa

Greenpeace tenta libertar peixes presos em cercado de engorda no Mediterrâneo; espécie está ameaçada de extinção por causa da superexploração. 
Ativistas do Greenpeace realizaram ontem um protesto contra a pesca predatória do atum azul, espécie ameaçada de extinção, no Mediterrâneo. Apesar de a ação ter caráter não-violento, os pescadores responderam agressivamente, lançando sinalizadores sobre os ativistas e disparando canhões de água.

O foco da ação foi um cercado cheio de peixes, capturados alguns dias antes. A estrutura foi montada para engordar os animais e vendê-los a preços exorbitantes no mercado internacional. Os ativistas partiram em sete botes infláveis, a partir de dois navios do Greenpeace na região, o Arctic Sunrise e o Rainbow Warrior, e tentaram libertar os animais.
Cerca de 80% do atum azul do Mediterrâneo já foi pescado. O Greenpeace pede uma moratória da exploração dessa espécie, para que a população possa se recuperar.

"Libertar o atum azul é a única coisa responsável a ser feita, pelo futuro dos peixes e dos oceanos", afirma Oliver Knowles, coordenador da campanha de oceanos do Greenpeace Internacional, a bordo do Rainbow Warrior. "O Greenpeace confrontará a qualquer pesca de atum azul em qualquer ponto do Mediterrâneo."

Na semana passada, a Comissão Europeia ordenou a alguns navios que interrompam suas atividades uma semana antes do fim do período permitido de pesca, depois de já terem atingido sua cota, uma vez que a continuidade da exploração pode levar a espécie a sumir. Isso não impediu, contudo, que a exploração continuasse.

Os ativistas que passaram a temporada a bordo do Rainbow Warrior e tentaram impedir a pesca desenfreada do atum azul sofreram sérias represálias. Ao participarem de uma ação, foram feridos por ganchos atirados por um barco pesqueiro. 
 
 Fonte:
Notícia - 14 jun 2010
 Greenpeace Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário