RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Desenvolvimento e Sociedade Sustentável

Atualmente, fala-se cada vez mais em Desenvolvimento Sustentável, o termo desenvolvimento sustentável está em todo o lado: nos relatórios das empresas, no discurso dos ambientalistas, em teses científicas… O Desenvolvimento Sustentável tornou – se no novo paradigma para um vasto leque de discussões: ambientalistas, políticas, sociológicas…

Mas, afinal o que é o Desenvolvimento Sustentável?

“ Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
Definição que surgiu na Comissão sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas


E uma sociedade sustentável?

“Uma sociedade sustentável é aquela que é capaz de assegurar a satisfação das necessidades básicas da população actual sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.”

A sobrevivência de todos nós, seres humanos e a manutenção da nossa saúde dependem da satisfação de diversas necessidades que estão inerentes à nossa condição, tais como: alimento suficiente em quantidade e variedade, ar puro, água potável, abrigo, cuidados de saúde…
Ora, o aumento da população humana compromete a satisfação das necessidades básicas, tanto presentes como futuras, e coopera com o esgotamento e a degradação dos recursos do nosso planeta – o planeta Terra.

Photobucket

A degradação ambiental que se expressa em fenómenos cada vez mais mencionados nos dias – de – hoje como, por exemplo, a poluição, a desflorestação, a redução das reservas de água potável, a redução da biodiversidade é devida à utilização dos recursos renováveis a uma taxa superior à da sua reposição pela natureza.


Photobucket





É da consciência de todos nós que é urgente alcançar o desenvolvimento sustentável! Mas, afinal, o que é que todos nós “filhos do planeta Terra” poderemos fazer para o atingir?




Nenhum comentário:

Postar um comentário