RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

ESTE BLOG TEM O INTERESSE DE MOSTRAR DE MANEIRA OBJETIVA, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS E RELATOS NAS ATITUDES INRRESPONSÁVEIS, COM AÇÕES IRRACIONAIS, OCASIONANDO DESASTRES, CATÁSTROFES, E O DESEQUELÍBRIO NO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONADAS PELAS ATITUDES DESEQUILIBRADA DO HOMEM COM O PLANETA.
RELATOS, NOTÍCIAS, CRÍTICAS, PESQUISAS, RESULTADOS, COMENTÁRIOS, NA VISÃO AMBIENTAL

Ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, com o aquecimento Global poderá sumir do Mapa.

Parques na Escócia – será o mesmo planeta?


sábado, 31 de março de 2012

Excesso de CO2 atmosférico pode reduzir o crescimento das árvores

A elevação das temperaturas pode colocar as plantas sob estresse, o que pode compensar os benefícios de mais dióxido de carbono.


 
Um estudo [Recent widespread tree growth decline despite increasing atmospheric CO2] publicado na PLoS ONE da semana passada indica que, em vez de crescer mais rapidamente e absorver mais dióxido de carbono, na medida em que o planeta se aquece, as árvores da floresta pode crescer mais lentamente. Mais dióxido de carbono na atmosfera geralmente deve aumentar as taxas de crescimento das plantas, uma vez que o dióxido de carbono é a matéria-prima para a fotossíntese. Pelo menos em tese.
Por outro lado, a elevação das temperaturas pode colocar as plantas sob estresse, o que pode compensar os benefícios de mais dióxido de carbono. Os pesquisadores examinaram amostras de núcleo de quatro espécies de árvore [abeto-negro, pinheiro vermelho, carvalho vermelho e bordo], cujo crescimento, nas florestas de Ontário, é bem documentado. A partir dos exames, os pesquisadores descobriram que os anéis de crescimento das árvores foram mais estreitos nos anos mais recentes, com o dióxido de carbono atmosférico aumentado.
A comparação dos anéis de crescimento com as taxas de isótopos de carbono (que captam a resposta de uma árvore ao estresse de temperatura) sugeriram que o declínio do crescimento foi devido a temperaturas menos ‘hospitaleiras’. O aumento da temperatura, portanto, foi mais do que suficiente para compensar o aumento do dióxido de carbono, reduzindo a taxa de crescimento.

Fonte:
EcoDebate/EcoAgência
Editado por este Gestor em 31/03/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário