Parques na Escócia – será o mesmo planeta?
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Perda de gelo flutuante nos polos faz mar subir ‘um fio de cabelo’ por ano
As mudanças registrados na quantidade de gelo que flutua nos oceanos polares estão provocando um aumento do nível dos mares, revelou estudo publicado nesta quarta-feira (28) na revista “Geophysical Research Letters”.
Mas, apesar da perda de gelo flutuante a cada ano ser similar a 1,5 milhão de icebergs como os que afundaram o Titanic, o aumento do nível do mar é insignificante. Em um ano esse aumento é equivalente ao diâmetro de um fio de cabelo.
Andrew Shepherd, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Leeds, afirma, no entanto, que o impacto do degelo é um sinal que não pode ser ignorado. Ele lembrou que nas últimas décadas se registraram reduções consideráveis do gelo flutuante da Terra, particularmente nas plataformas antárticas e árticas.
“Essas mudanças tiveram um grande impacto no clima regional e, já que se espera que os oceanos aumentem sua temperatura no curso do século, o degelo dos icebergs deve ser considerado em avaliações futuras dos aumentos no nível do mar”, disse. (Fonte: G1)
Postado por
Gestor Ambiental
às
00:52:00
Marcadores:
Perda de gelo flutuante nos polos faz mar subir ‘um fio de cabelo’ por ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário